quinta-feira, 31 de agosto de 2017

PROCON PESQUISA PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS





No mês de agosto, o menor preço da gasolina comum foi 3,899, dados de uma  pesquisa realizada pelo Procon em dez bairros de Recife e Olinda. nos meses de julho e agosto. O estudo verificou os preços da gasolina, álcool, diesel e gás natural em 22 postos de abastecimento. A finalidade da pesquisa é ajudar a população a economizar na hora de abastecer.

Relatos do Procon-PE, mostram que a maioria dos postos manteve os valores nos dois meses, e alguns até registraram queda nos preços do álcool e do diesel e acréscimo na gasolina comum e aditivada. O órgão aconselha os consumidores a pesquisarem antes de abastecer.

PARACETAMOL É CONDENADO PELA ANVISA





A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), suspendeu lotes de três medicamentos , após encontrar problemas de qualidade no processo de produção. A fiscalização da Anvisa, aconteceu nessa quarta-feira (30).

A Agência divulgou os nomes dos medicamentos que foram suspensos: analgésico paracetamosl (solução oral 200 mg/ml, da Hipolabor); o antibiótico Amoxil BD (amoxicilina tri-idratada (200mg/ 5ml de 100 ml e 400 mg/ 5ml de 100 ml, da Glaxosmithkline) e do antibiótico composto Sulfametoxazol + trimetoprima 800 + 160 mg (Prati Donaduzzi).

A análise da Anvisa identificou no paracetamol produzido pela Hipolabor,  um material sólido na solução, que deveria ser totalmente líquida, o lote suspenso é o 0130/16.

A Amoxicilina da GSK teve seu método de fabricação alterado. É necessário que a Anvisa autorize a modificação. Todos os lotes das apresentações em questão foram suspensos.

domingo, 27 de agosto de 2017

Não existe propina grátis, diz o juiz Moro

Moro: "Não existe propina grátis. Sempre se espera alguma coisa em troca"
Juiz  afirmou ainda que seria "muito triste" se STF revisse prisão após condenação em 2ª instãncia
Jornal do Brasil
O juiz federal Sérgio Moro afirmou que seria "muito triste" se o Supremo Tribunal Federal (STF) revisse a decisão de autorizar a prisão após condenação em 2ª instância. A declaração do juiz foi num evento em São Paulo neste sábado (26).

Moro também fez comentários sobre o cenário político brasileiro. Segundo ele, em situações de "corrupção sistêmica", o pagamento de propina a um agente público não resulta, necessariamente, em um "contrapartida específica", mas em uma compra de influência para ser aproveitada no futuro. Por isso, nem sempre é necessário encontrar um "ato de ofício" para provar a corrupção.

 "Não é que não existe uma contrapartida. Como não existe almoço grátis, não existe propina grátis, sempre se espera alguma coisa em troca", afirmou o juiz responsável pela Operação Lava Jato em Curitiba.
"Com todo respeito ao Supremo Tribunal Federal, seria muito triste, que a meu ver a principal reforma geral da lei processual nos últimos anos fosse alterada por uma decisão do supremo", disse. "Essa foi a mudança fundamental nos nossos últimos anos no que se refere ao processo penal", argumenta.
Os comentários do juiz Sérgio Moro foram feitos durante sua participação no 1° Congresso Brasileiro da Escola de Altos Estudos. O tema de sua palestra foi "Questões controvertidas sobre corrupção e lavagem de dinheiro". O evento também conta com a presença do procurador da República Deltan Dallagnol, que fala às 14h. Ele irá palestrar sobre " O combate à corrupção e à impunidade".

Pernambuco: média de 15 mortes violentas por dia


Estado tem mais de três mil assassinatos neste ano.
De cada 10 assassinatos, só 4 são resolvidos nas investigações.
G1 PE
Em condições precárias, os policiais de Pernambuco enfrentam uma onda de violência. O número de assassinatos no estado disparou este ano.
No maior cemitério do Recife, todo dia, pelo menos, uma vítima de assassinato é enterrada. Em Pernambuco, de janeiro a julho, mais de 3,3 mil pessoas foram mortas. Entre elas, o pai de Eduardo.
“Chega a época de Dia dos Pais, do aniversário dele, você sabendo que ele era uma pessoa alegre, brincalhona, e aí você não sabe. Não pode mais conversar com ele, não tem como entrar em contato com ele”, relata Paulo Eduardo Araújo Gomes, técnico em enfermagem.
Em média, neste ano, foram 15 assassinatos por dia. Um número preocupante, segundo especialistas em segurança pública.
“Na atual situação de 2017, Pernambuco é responsável por cerca de 12% dos homicídios que ocorrem no Brasil. E, mais ou menos, um pouco menos de um por cento dos homicídios praticados no mundo. Apenas em Pernambuco, um estado que tem pouco menos de 10 milhões de habitantes. Nós podemos chegar a um recorde histórico de violência em Pernambuco, que já está em curso”, destaca José Luiz Ratton, sociólogo/UFPE.
Quem trabalha na segurança pública denuncia que falta estrutura para enfrentar os criminosos. De cada dez assassinatos registrados em Pernambuco, só quatro são resolvidos pela polícia nas investigações. Na avaliação de estudiosos, essa impunidade contribui para o aumento da violência. E as condições ruins de trabalho impedem que os policiais vençam a força dos bandidos.
No interior, as delegacias não têm espaço para guardar o que é apreendido nas operações policiais. Os inquéritos ficam amontoados em salas mofadas. Em Caruaru, no agreste, a obra do novo centro da polícia científica está abandonada. Muitos policiais dizem que não têm equipamentos para trabalhar.
“As delegacias estão fechando à noite porque não tem efetivo. O crime não tem hora para acontecer”, diz Áureo Cisneiros, presidente do Sindicato dos Policiais CivisPE.
O governo do estado diz que está trabalhando para diminuir a violência, comprando equipamentos e realizando obras. Segundo o secretário de Defesa Social, até o fim do ano, mais 3 mil policiais vão estar nas ruas.
“Em Pernambuco, nós temos investido bastante em viaturas, armamento, investindo em pessoas, na contratação de novos policiais e efetivamente na melhoria das delegacias. Essas obras elas vão efetivamente serem realizadas para a melhoria do trabalho do pessoal que está na ponta”, destaca Antônio de Pádua, secretário de Defesa Social/PE.

Desemprego entre profissionais qualificados é menor



O Estado de S. Paulo

O profissional qualificado está sofrendo menos com o elevado índice de desemprego no Brasil. A taxa de desocupação nesse nicho no segundo trimestre deste ano, segundo indicador da consultoria de recursos humanos Robert Half, ficou em 5,9%, ante um índice geral de 13%. No mesmo intervalo do ano passado, a taxa estava em 5,5%. Como profissional qualificado a consultoria considerou aqueles com 25 anos ou mais e com ensino superior. Ainda nesse segmento, o pico do desemprego foi registrado no primeiro trimestre de 2017, com 6,3%.
Entre os profissionais qualificados, a situação não é a mesma entre homens e mulheres. No intervalo de abril a julho, a taxa de desemprego entre as mulheres era de 6,8%, enquanto para os homens, de 4,6%.
Enquanto isso, o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), que está na sua primeira edição, mostra pessimismo no curto prazo, ao ficar em 24,4 pontos. No entanto, para os próximos seis meses, os profissionais olham com mais confiança e o índice sobe para 49,8 pontos. Esse indicador, passando dos 50

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

25 de agosto dia do Soldado brasileiro





O dia 25 de agosto é a data em que se comemora o dia do Soldado. Esta data foi escolhida em homenagem a um grande militar brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido com Duque de Caxias.

O militar nasceu em 25 agosto de 1803, na Vila do Porto de Estrela, Rio de Janeiro, e faleceu em 07 de maio de 1880, na Fazenda Santa Mônica, Rio de Janeiro. Duque de Caxias é o patrono do Exército Brasileiro, lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos, fazendo grandes conquistas.

Lembrando esta grande figura da história do Brasil, a Fundação Pró-Tocantins presta sua homenagem aos bravos guerreiros da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Homens e mulheres, empenhados em fazer deste estado mais seguro e melhor para se viver.

Audazes soldados, empenhados em cumprir da melhor forma o seu dever. Parabéns a todos os militares deste Estado jovem e vibrante, que continuam fiéis aos valores de Duque de Caxias, defensor da lei e da ordem. Da mais simples graduação ao mais alto posto militar, avante soldados, o Brasil conta com vocês!
"RECONHECIMENTO E HONRA, A TODOS AQUELES QUE ESCOLHERAM PROTEGER A VIDA DO PRÓXIMO, MESMO QUE ISSO CUSTE A SUA PRÓPRIA VIDA".
Uma singela homenagem do seu Vereador e amigo MARCOS PRESTAÇÃO.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O secretario de educação Jarbas Dourado receberá o titulo de cidadão vitoriense


Na seção da câmara de vereadores de Vitoria de Santo Antão desta quarta feira dia 23 de Agosto foi aprovado por unanimidade o titulo de cidadão vitoriense ao secretário de educação de Vitória de Santo Antão Jarbas Dourado. O projeto de indicação do nome do secretário foi do vereador Marcos da Prestação. Que reconheceu o esforço do secretário na luta por uma educação a cada dia mais justa para os estudantes vitorienses. Jarbas Dourado ficou muito emocionado na hora que o seu nome foi aprovado por unanimidade naquela casa. e muitos professores presentes parabenizaram o secretário pelo seu desempenho e pelo merecido titulo. Um trabalho que vem sendo reconhecido pela sociedade vitoriense. 

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

País registra 10 estupros coletivos por dia; notificações dobram em 5 anos


"Cala a boca, se alguém ouvir sua voz vai saber que é tu", grita um. "Tapa o rosto da novinha", diz o outro. Em vídeo que circulou nas redes sociais, quatro rapazes estupram uma menina de 12 anos em uma comunidade na Baixada Fluminense, no Rio.
A 2.400 km dali, em Uruçuí (sul do Piauí), uma grávida de 15 anos foi estuprada por três adolescentes, e o namorado, morto na sua frente.
Retirada de sua casa em Presidente Epitácio, no interior paulista, uma mulher de 48 anos foi estuprada por quatro rapazes. Eram seus vizinhos.
Em Santo Antônio do Amparo, em Minas Gerais, uma dona de casa de 31 anos foi atacada, estuprada e morta a caminho de casa. Quatro homens confessaram os crimes.
Em cinco anos, mais do que dobrou o número de registros de estupros coletivos no país feitos por hospitais que atenderam as vítimas.
Dados inéditos do Ministério da Saúde obtidos pela Folha apontam que as notificações pularam de 1.570 em 2011 para 3.526, em 2016. São em média dez casos de estupro coletivo por dia.
Os números são os primeiros a captar a evolução desse tipo de violência sexual no país. Na polícia, os registros do crime praticado por mais de um agressor não são contabilizados em separado dos demais casos de estupro.
Desde 2011, dados sobre violência sexual se tornaram de notificação obrigatória pelos serviços públicos e privados de saúde e são agrupados em um sistema de informações do ministério, o Sinan.

Os números da saúde, contudo, representam só uma parcela dos casos. Primeiro porque a violência sexual é historicamente subnotificada e nem todas as vítimas procuram hospitais ou a polícia e, em segundo lugar, porque 30% dos municípios ainda não fornecem dados ao Sinan.Acre, Tocantins e Distrito Federal lideram as taxas de estupro coletivo por cem mil habitantes –com 4,41, 4,31 e 4,23, respectivamente. Esse tipo de crime representa hoje 15% dos casos de estupro atendidos pelos hospitais –total de 22.804 em 2016.
"Infelizmente, é só a ponta do iceberg. A violência sexual contra a mulher é um crime invisível, há muito tabu por trás dessa falta de dados. Muitas mulheres estupradas não prestam queixa. Às vezes, nem falam em casa porque existe a cultura de culpá-las mesmo sendo as vítimas", diz Daniel Cerqueira, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Pernambuco encontra-se na décima sexta posição no ranking dos Estados que mais cresceram em casos de estupro nos últimos cinco anos. O Vereador Marcos Prestação, alerta a toda população Vitoriense a denunciar todo ato de violência física, moral, psicológica e sexual. A VÍTIMA NUNCA TEM CULPA! DENUNCIE!!!
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Judiciário vai gastar mais de R$ 27 bilhões só com folha de pagamento em 2017


Para o ano que vem, o gasto será ainda maior: quase R$ 28,5 bilhões. A CBN teve acesso à proposta orçamentária preparada pela Justiça Federal e por outros tribunais superiores. A Justiça do Trabalho é a que mais deve desembolsar.

  • DURAÇÃO: 00:03:42
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • Copie o código abaixo para usar no seu site:
    Código copiado!
No STF está previsto aumento de 3,29% no auxílio alimentação e na assistência pré-escolar (Crédito: Flickr/Luciana Herberts)
No STF está previsto aumento de 3,29% no auxílio alimentação e na assistência pré-escolar
Crédito: Flickr/Luciana Herberts
Por Gabriela Echenique
R$ 27,3 bilhões: esse é o valor que o judiciário vai gastar em 2017 só com a folha de pagamento dos servidores. E, para o ano que vem, o gasto será ainda maior: de quase R$ 28,5 bilhões - um aumento de 4%. A CBN teve acesso à proposta orçamentária preparada pela Justiça Federal e outros e tribunais superiores - STF, STJ, TST e Superior Tribunal Militar. Somente o TSE ficou de fora do levantamento. E o que se vê é um gasto crescente com pessoal nos últimos anos. De 2016 para 2018, a alta estimada de despesas com a folha de pagamento será de 23%. A Justiça do trabalho é a que mais vai desembolsar dinheiro. Para o ano que vem, a previsão é desembolsar R$ 20,6 bilhões, sendo R$ 17 bi só com pessoal. O custo abrange o TST, o Conselho Superior do Trabalho e os 24 tribunais regionais espalhados pelo país.
O principal motivo para o aumento da folha de pagamento ainda é o reajuste concedido aos servidores em 2016. O congelamento dos reajustes do funcionalismo anunciado pelo governo para cobrir parte do rombo nas contas não vai atingir os servidores do Judiciário. O orçamento dos tribunais para o próximo ano mantém benefícios e o pagamento dos reajustes já negociados. Os penduricalhos, como auxílio moradia, alimentação, transporte e o pagamento com diárias e passagens não vão sofrer cortes. Pior: no Supremo Tribunal Federal, por exemplo, está previsto um aumento de 3,29% no auxílio alimentação e na assistência pré-escolar. Especialista em contas públicas, Raul Velloso defende o corte de benefícios. Para ele, o judiciário deveria voltar atrás e reavaliar a quantidade de auxílios concedidos.

"Tem que voltar atrás nesses benefícios, examinar as razões que foram usadas para criá-los e verificar se essas razões existem. Mesmo que elas existam, talvez os benefícios tenham que ser cortados. Auxílio moradia, coisas desse tipo, apartamento funcional, por isso nós temos que correr atrás e eliminar vantagens. Já o presidente da Associação dos Juízes Federais, Roberto Veloso, afirma que o judiciário está cumprindo a PEC do teto dos gastos e isso já é satisfatório.

"Pelos atuais cortes que já foram realizados decorrentes da aplicação da Emenda Constitucional 95 inevitavelmente o judiciário corre o risco de fechar unidades. Nós temos um déficit na Justiça Federal de mais de 200 juízes e essas vagas não serão supridas, em razão do cumprimento da emenda constitucional 95."
O que ultrapassa o salário são os penduricalhos. Só neste ano, o tribunal já desembolsou mais de R$ 5 milhões com auxílio moradia e ajuda de custo aos servidores e ministros. No STF, uma servidora que recebe R$ 8 mil por mês chegou a ganhar, em maio, R$ 25 mil com a soma dos benefícios. Já no TSE, um analista que trabalha na assessoria do Centro Cultural da Justiça Eleitoral recebeu, no mesmo mês, R$ 52,4 mil. Só de ajuda de custo e indenizações, foram mais de R$ 30 mil.
 Fonte: CBN

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Homicídios aumentam 17,6% em Pernambuco em apenas um mês

homicidio-1
Pernambuco registrou, em julho deste ano, 447 homicídios, número que representa uma média de 14,4 homicídios por dia. Com esse número, o Estado passa a contabilizar 3.322 assassinatos ao longo dos sete primeiros meses de 2017. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
Dos 447 homicídios cometidos em julho de 2017, 32% têm ligação com o tráfico de drogas, 19% foram motivados por ‘acerto de contas’ e outros 18,5% estão relacionados a conflitos em comunidades, segundo a SDS.
O número de assassinatos registrados em julho de 2017 é 28,8% maior do que os 347 homicídios contabilizados em julho de 2016. Em junho deste ano, a pasta havia contabilizado 380 assassinatos, o que equivale a um aumento de 17,6% desse tipo de crime em Pernambuco de um mês para outro.
Em relação aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) — que englobam assaltos a transeuntes, roubos a ônibus, bancos e outras investidas criminosas relacionadas à subtração de pertences — o Estado registrou 10.064 ocorrências, totalizando uma média diária de 324,65 assaltos dessa natureza ao longo de julho deste ano. Somente no Recife foram contabilizados 3.546 crimes desse tipo.
Segundo a SDS-PE, o roubo de celular ocupa o primeiro lugar entre os CVPs. A pasta, no entanto, não informa a quantidade de aparelhos roubados em todo o Estado ao longo dos 31 dias de julho. Ainda no referido mês, o Pernambuco registrou uma média de 3,03 estupros por dia e de 74,52 casos de violência doméstica e familiar.
Fonte: G1

STF julga nesta quinta-feira a liberação de aditivos para o cigarro

fumarO Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quinta-feira (17), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que pode liberar o uso de aditivos em cigarros e outros produtos derivados do tabaco no Brasil. Se houver a liberação, vai contrariar uma resolução da Anvisa e preocuparespecialistas em saúde e dependência química no país.
A psicóloga Sabrina Presman, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) e que coordenou o Programa Estadual de Combate ao Fumo no Rio de Janeiro, avalia como um “retrocesso” a possibilidade de o Supremo permitir a adição de produtos que, em última análise, servem apenas para conquistar mais consumidores para o mercado do fumo.
“Os aditivos deixam o cigarro com um sabor mais palatável e fazem com que crianças e adolescentes não sintam tanta dificuldade na primeira tragada, estimulando a dependência”, explica Sabrina Presman.
Além de mascarar o gosto ruim e ressaltar sabores mais agradáveis, há aditivos que potencializam a nicotina, uma das substâncias responsáveis por causar a adicção.
“Na verdade, temos duas questões relacionadas aos aditivos: a alteração no sabor do cigarro, o que torna o produto mais atrativo, e o uso de substâncias como a amônia, que aumentam o potencial de dependência”, diz a psicóloga.
A Adin que será julgada nesta quinta-feira foi ajuizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em novembro de 2012, contestando a resolução da Anvisa, daquele mesmo ano, que proibia o uso de alguns aditivos em cigarros. Em 2013, a ministra do STF, Rosa Weber, atendeu, em caráter liminar, o pedido da CNI, até que a questão fosse decidida pelo plenário do Supremo.

Estado quer reduzir jornada para casos especiais

Com o compromisso de proporcionar uma melhor qualidade de vida e atender a uma demanda crescente no Estado, o governador Paulo Câmara enviou, na manhã de hoje, à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Projeto de Lei que estabelece a concessão de horário diferenciado na jornada do trabalho dos servidores públicos do Estado que são pais, responsáveis por tutela ou guarda judicial de dependentes com algum tipo de deficiência e que necessitem de assistência direta e diferenciada.
A proposta tem o objetivo de eliminar barreiras que possam impedir a participação plena e efetiva dos servidores que necessitam prestar auxílio direto aos seus dependentes. O PL garantirá horário especial na jornada de trabalho desse servidor sem prejuízo de seus vencimentos, direitos e vantagens, desde que comprovada a necessidade pelo Serviço de Perícias Médicas do Estado.
O horário reduzido poderá ser concedido sob a forma de jornada reduzida em dias consecutivos ou intercalados ou ainda através de ausência ao trabalho em dia específico por semana, conforme a necessidade ou programa de atendimento da pessoa com deficiência, desde que seja cumprida a jornada de trabalho mínima de quatro horas diárias ou 20 horas semanais.
Conforme previamente estabelecido no texto da Convenção Internacional sobre os direitos da Pessoa com Deficiência, e, mais recentemente, na aprovação pelo Congresso Nacional da Lei Federal 13.146, de 2015, chamada de Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a mensagem encaminhada pelo governador Paulo Câmara contribui para assegurar que as pessoas com deficiência possam gozar ou exercer, em igualdade, de oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.
Fonte: Blog do Magno Martins

Centro de Artesanato de PE tem o melhor mês de julho

Foto: Daniela Nader
O Centro de Artesanato de Pernambuco do Recife (CAPE), localizado ao lado do Marco Zero, teve, neste ano, o melhor mês de julho em vendas, desde a sua inauguração que foi em setembro de 2012. O espaço faturou R$ 229.710,73 com a comercialização de peças, contra R$ 201.533,60 no mesmo mês do ano passado.
Houve um crescimento de 13% no percentual das vendas entre os dois períodos. “Esse destaque no faturamento de julho de 2017 se deve à reestruturação dos equipamentos culturais e gastronômicos do Bairro do Recife, como o Cais do Sertão, aliado ao período de férias escolares e da Fenearte. Com isso, mais turistas foram atraídos para consumir o nosso artesanato”, comemora o diretor do CAPE, Thiago Ângelus.
Fonte: Blog do Magno Martins

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

AUMENTA NÚMERO DE EMPREGOS EM PERNAMBUCO





Embora o País viva uma crise financeira sem precedentes, o estado de Pernambuco parece driblar o fantasma da recessão, pelo menos é o que relatam os números. No mês de julho foram gerados 794 empregos formais no Estado. O saldo é o melhor desde 2012.

As indústrias responsáveis por essa façanha são transformação e agropecuária. Que incrementaram cerca de 938 e 973 postos de trabalho no referido mês. A leitura desses números mostra que o Estado  acompanhou o cenário nacional.

O número total que corresponde a diferença entre as admissões e demissões foi 35.900 influenciado também pelo comportamento das indústrias do comércio, dos serviços e da agropecuária.

Como se vê, uma forma eficaz para se combater a crise, é ousar, é acreditar.

MOSTRANDO PRA QUE VEIO



Em apenas sete meses de mandato, o Vereador Marcos Prestação, tem suado a camisa e trabalhado constantemente não só em beneficio de seus eleitores, mas de toda população vitoriense.
Seja na educação, saúde,  serviços sociais e comunitários, ele tem estado completamente envolvido e engajado, buscando melhorias pra sua cidade.
Quem acompanha as sessões no Plenário da Câmara dos vereadores, é testemunha viva de toda luta, para que cada projeto seja aprovado e executado o mais rápido possível.
    A população vitoriense precisa estar mais por dentro do que acontece em seu município. As sessões do plenário são abertas ao publico  todas as quartas – feiras às: 16:00 hrs.  Nosso Vereador convida a todos para juntos, lutarmos por uma vitória melhor.  Só “um “na multidão fica difícil de ser notado, mas quando esta multidão se une a este “UM”, então seremos a multidão e uma vez que todos estão juntos, somos mais FORTES”!
VEREADOR MARCOS PRESTAÇÃO, ESSE SIM!!!
Porque quem é do POVO, trabalha pelo POVO!!!

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Meu querido meu velho, meu amigo


Um pai presente é como a luz que guia o peregrino durante sua longa jornada, ajuda a escolher o melhor caminho, oferece o conforto e calor, dá abrigo e segurança nos momentos mais difíceis da vida. Reconhecer essa luz é a recompensa maior que um pai e um filho podem receber em suas vidas. Obrigado Pai por ser a luz presente em minha vida e por me fazer compreender a importância de eu ser a luz na vida de meus filhos. E através do meu pai eu desejo um feliz dia dos pais a todos pais de minha querida Vitória de Santo Antão.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

DIGA NÃO AO TRABALHO INFANTIL!


O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, em regime de exploração, quase de escravidão, já que muitos deles não chegam a receber remuneração alguma.
Segundo um estudo realizado pela Fundação Abrinq, cerca de 2,6 milhões de crianças e adolescentes são expostos a situações de trabalho infantil no Brasil. A pesquisa tem como base os números do IBGE, e traz as regiões Nordeste e Sudeste como locais onde este tipo de trabalho é mais comum, mas, abre discussão para a Região Sul, que, proporcionalmente, lidera a concentração desses jovens nessa condição, tendo 100% das crianças entre cinco e nove anos trabalhando na área rural.
Segundo dados do Pnad, entre os anos de 2014 e 2015, foi registrado um aumento de 8,5 mil crianças dos 5 aos 9 anos expostas a este tipo de trabalho, o que corresponde a 11% de um total de meninos e meninas nesta idade, além de uma redução de 659 mil jovens, entre os 10 e 17 anos, 20% do total de crianças e adolescentes.
Entre os anos de 2005 e 2013 foi registrado uma redução de 81% do trabalho infantil. Em números seria de 312.009 para 60.534. Já de 2014 para 2015, o aumento de 11% foi visto, saltando de 69.928 para 78.527.
O trabalho infantil é proibido no país para menores de 14 anos. Ainda de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, aqueles que tiverem a idade de 14 ou 15 anos podem trabalhar, mas apenas na condição de aprendiz. Para os jovens de 16 e 17 anos é liberado o trabalho nas circunstâncias de que não comprometa a atividade escolar. 
A porta-voz da Fundação Abrinq, Heloisa Oliveira, alerta que boa parte do trabalho infantil começa dentro do próprio ambiente familiar, e a ação pode trazer danos físicos e psíquicos à este jovem. As políticas de combate estão a cargo do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, responsável pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. 
Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes menores de 14 anos, a realidade continua sendo outra. Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de aprendiz.
O Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder atender com seus projetos, cerca de 1,1 milhão de crianças e adolescentes trabalhadores, segundo acompanhamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos).

Ao abandonarem a escola, ou terem que dividir o tempo entre a escola e o trabalho, o rendimento escolar dessas crianças é muito ruim, e serão sérias candidatas ao abandono escolar e consequentemente ao despreparo para o mercado de trabalho, tendo que aceitar sub-empregos e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil. 
O Nordeste é a região do Brasil que tem a maior proporção de pessoas ocupadas com idade entre 5 e 17 anos, segundo levantamento da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) divulgado nesta sexta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São 12,3% ou 1,7 milhão de pessoas nessa faixa. 
Uma das maiores prioridades do Vereador MARCOS PRESTAÇÃO, é o combate ao trabalho infantil aqui no município. Com este objetivo ele se compromete durante seu mandato, fiscalizar e exigir no plenário, desenvolvimento de projetos que venham a favorecer nossas crianças. LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA!!!