É UM JOGO QUE PROPÕE 50 DESAFIOS SENDO O ÚLTIMO O SUICÍDIO.
Um jogo perigoso tem dominando o mundo nos últimos dias, a prática tem sido apontada como motivo de morte de diversos jovens em muitos países em todo o mundo. No Brasil, casos já são investigados, no Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Paraíba.
A caça de recrutas para serem participarem do Jogo da Morte |
Mas afinal o que o é “Baleia Azul”?
O jogo da Baleia Azul propõe 50 desafios, tendo como etapa final o suicídio, entre os desafios estão à automutilação desenhando baleias no corpo, assistir filmes de terror e ficar doente. Os jovens vão trocando mensagens em um grupo em redes sociais e os curadores ficam responsáveis por propor desafios.
O que tem sido considerado jogo para alguns, é motivo de preocupação para outros, o que é chamado de jogo, começou em 2015 com uma notícia falsa na internet, sendo divulgado por um veículo estatal da Rússia: “Era um ‘fake news’, mas existe um efeito que, sendo verdadeira ou não, a notícia gera um contágio, principalmente entre os jovens. O jogo não existia, mas com a grande repercussão da notícia, pode ter passado a existir.”
Um dos desafios é a mutilação da própria pele, desenhando com um estilete uma baleia |
A psicóloga e doutora Elizabeth dos Reis Sanada, alerta para que os pais fiquem atentos aos sinais das crianças e adolescentes envolvidos com o “Baleia Azul”, “Isolamento, mudança no apetite, o fato da criança ou adolescente passar muito tempo fechado no quarto ou usar roupas para se esquivar de mostrar o corpo, são pistas de que sofre algo que não consegue falar”. Alerta ela.
Como a internet está ao alcance de todos é importante que os pais fiquem atentos à rotina dos filhos, conheçam os amigos e mantenham dialogo aberto: “Que ele não ceda às ameaças de quem já está em contato com o jogo e entenda que quem está à frente deles são manipuladores”, diz Elizabeth, docente no Instituto Singularidades em entrevista ao G1.
Jovem de Vila Velha em Cuiabá, uma das muitas vítimas |
Após ficar desaparecida, a jovem Maria de Fátima, de 16 anos, foi encontrada sem vida dentro da lagoa. A família acionou a polícia local, após sentir falta da adolescente, sendo resgatada pela polícia, pois na cidade não existe uma guarnição do Corpo de Bombeiros.
O delegado responsável pelo caso, André Rigonato, está aguardando o resultado da perícia que será realizada no celular da jovem. Para a polícia, a mãe da jovem relatou que a filha estava com cortes nos braços há pelo menos dois meses, cortes que devem ter relação com os desafios impostos pelo jogo.
A mãe da vítima entregou duas cartas para a polícia, que foram escritas à mão pela jovem, que serão usadas como provas nas investigações. A polícia investigará o conteúdo das cartas e tentará rastrear os participantes do grupo na rede social, onde possivelmente a vítima participava, para descobrir se a morte da adolescente teve alguma relação com o jogo.
Fonte: G1
Numa sociedade comandada por ditos líderes, mas políticos corruptos, líderes espirituais gananciosos, uma mídia manipuladora e uma justiça prostituta, cujos juízes têm sido verdadeiros cafetões do capitalismo selvagem, o devemos esperar?
ResponderExcluirTudo isso gera a corrupção generalizada, em todos os setores da sociedade.
A família é manipulada pela TV que, maliciosamente manipula, homossexualiza e emputece nossos(as) jovens, gerando a indisciplina dos filhos que, sem limites, transformam-se em verdadeiros tiranos, cujas primeiras vitimas são os próprios pais. Quando em casa não se põe limites, a sociedade paga uma alto preço!