segunda-feira, 14 de maio de 2018

COMO EVITAR A GRIPE?

A prevenção contra a doença passa obrigatoriamente pela vacina. Mas você pode adotar outras medidas básicas para minimizar o risco de sofrer com o vírus

Atire o primeiro lenço sujo quem nunca sentiu os sintomas de uma gripe: calafrios, dor do corpo, nariz entupido, febre, cansaçosono… Em pouco tempo, esse monte de problemas derruba qualquer um. Daí, é preciso ficar de cama mesmo e tomar uma série de comprimidos para aliviar esses incômodos. Mas será que é possível evitar a doença e passar pelo outono/inverno sem sofrer com essas chateações?
Sim, existem maneiras cientificamente comprovadas de reduzir a probabilidade de ser infectado pelo vírus influenza, o causador da enfermidade. A primeira é tomar uma dose anual da vacina, disponível nos postos de saúde para alguns públicos, como as gestantes, as crianças, os professores e os profissionais da saúde (veja a lista completa aqui). O objetivo da vacinação é proteger populações mais vulneráveis e, assim, abreviar o impacto da gripe em toda a sociedade.
Vale a pena ainda colocar outras atitudes em prática. Uma delas é lavar as mãoscom regularidade, principalmente ao chegar em casa, no trabalho ou na escola. Imagine em quantos lugares você passa a mão ao longo do dia: maçanetas, barras do ônibus e do metrô, corrimões, botões de elevadores… Quem garante que um sujeito gripado não passou ali antes e espalhou um monte de vírus nessas superfícies?
Nossos dedos são um dos grandes veículos de infecção pelo influenza. Se eles estão sujos, acabam levando à boca, ao nariz e aos olhos um monte de agentes infecciosos, que atacam as células dessas regiões de nosso corpo. Portanto, é bom ficar atento e, se possível, restringir o número de vezes que você leva as mãos até a face para coçar ou cutucar a pele.
Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca de preferência com o antebraço. Desse modo, você impede que aquelas pequenas gotículas de saliva (outra forma relevante de contágio) fiquem suspensas no ar e entrem no sistema respiratório de um indivíduo que dê o azar de passar por ali nesse mesmo momento. E por que não usar as mãos? Ora, você a usa muito mais do que o antebraço para cumprimentar pessoas, apoiar-se no ônibus…
Outra dica esperta é manter os ambientes bem arejados: deixe as portas e janelas de sua casa abertas pelo maior tempo possível. Nos meses mais frios do ano, tendemos a nos manter enclausurados e próximos de outras pessoas, o que eleva o perigo de contrair uma gripe. Ao permitir que o ar circule no quarto, na cozinha e na sala, o risco de o vírus ser transmitido de um sujeito para o outro cai consideravelmente.
Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS)devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para ganhar a dose, sem a necessidade de receita.
Cabe destacar que o resto da população também se beneficiaria da vacina. Mas aí é necessário pagar pela dose na rede privada – o valor fica entre R$ 100 e 200 reais mais ou menos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Na rede privada, também está à disposição a versão quadrivalente.
Fonte: https://saude.abril.com.br

domingo, 13 de maio de 2018

FELIZ DIA DAS MÃES!

Ser mãe… É a missão de maior responsabilidade. É amar de forma mais completa. É dar o melhor de si e não esperar nada em troca… À ela devemos nossa vida pois é merecedora de todo nosso respeito e digna de todo nosso afeto. Mãe é sinônimo de amor e bondade. 

O Vereador Marcos da Prestação, deseja a todas as mães, um FELIZ DIA DAS MÃES!!!

domingo, 6 de maio de 2018

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO COMPLETA 175 ANOS

O Vereador Marcos da Prestação, parabeniza nossa amada vitória pelos seus 175 anos e a cada vitoriense que faz parte desta história de muitas lutas e grandes conquistas!
Vitória o nome teu somente encerra
O desejo maior que tem um povo
Quando eu ouço teu nome, oh minha terra!
Sinto as veias arfando em corpo novo.
Entre as tuas irmãs de maior glória
Apareces risonha e sobranceira.
Escrevendo um capítulo da história
De nossa amada terra brasileira.

No monte das Tabocas deu-te norte
De Fernandes Vieira a grande fama
E o feito de Mariana, ingente e forte
Atende à voz da Pátria que lhe chama.
Os campos teus floridos azulados
Repetem pela aurora e no sol posto
O grito de teus filhos denodados
Que nos legaram o dia 3 de agosto.
E os filhos teus, cantando noite e dia
Bem como outrora os bardos do tabor,
Vão levando braçados de alegria
Para enfeitar, Vitória, o teu valor.
E se um dia o rincão pernambucano
Precisar do meu sangue em teu favor
Darei altivo como um pelicano
E destemido como um lutador.

sábado, 5 de maio de 2018

REQUERIMENTO ATENDIDO"Recapeamento asfáltico"BAIRRO DO CAJÁ

 MAIS UM REQUERIMENTO ATENDIDO!!!
O recapeamento asfáltico do bairro do Cajá foi mais um dos muitos pedidos feito pelo Vereador Marcos da Prestação através de requerimento ao prefeito Aglailson Júnior e desses muitos é mais um que foi atendido e acaba de ser concluído, pois desde o ano passado quando o Vereador protocolou o requerimento na câmara municipal que tínhamos a certeza que seria mais um pedido atendido pelo poder público municipal.
Mesmo sabendo das dificuldades que o município vem passando mais nunca deixamos de pedir e cobrar do prefeito melhorias para nossa comunidade, sabemos que o recapeamento asfáltico do Cajá ainda não tinha sido concluído por motivos judiciais entre a prefeitura e a empresa que danificou o asfalto.
Mais agora tudo já foi resolvido e o recapeamento está aí em fase de conclusão para que os transeuntes possam trafegar com tranquilidade.
Mais uma vez obrigado prefeito Aglailson Júnior pela atenção aos nossos requerimentos e vamos juntos rumo a uma Vitória melhor!
Nenhum texto alternativo automático disponível.